O Técnico em Estética é o profissional preparado para trabalhar na área de embelezamento, promoção, proteção, manutenção e recuperação estética da pele. Você será hábil na seleção e aplicação de procedimentos e recursos estéticos, utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos específicos, de acordo com as características e necessidades do seu cliente. Você saberá utilizar os meios de atendimento ao cliente, orientando-o sobre ações de proteção à saúde da pele.
Objetivo:
Identificar situações novas, de auto-organizar-se, de tomar decisões, de inferir no processo de trabalho, de trabalhar em equipe e, resolver problemas que mudam constantemente; que seja capaz de adquirir novos conhecimentos e habilidades e enfrentar situações inéditas com dinamismo, flexibilidade e criatividade; tenha autonomia e iniciativa para dirigir seu próprio negócio e ser um empreendedor de sucesso.
Algumas competências construídas ao longo do curso:
• Identificar os determinantes e condicionantes do processo saúde-doença;
• Identificar a estrutura e organização do sistema de saúde vigente;
• Identificar funções e responsabilidades dos membros da equipe de trabalho;
• Planejar e organizar o trabalho na perspectiva do atendimento integral e de qualidade;
• Realizar trabalho em equipe, correlacionar conhecimentos de várias disciplinas ou ciências, tendo em vista o caráter interdisciplinar da área;
• Aplicar normas de biossegurança;
• Aplicar princípios e normas de higiene e saúde pessoal e ambiental;
•Interpretar e aplicar legislação referente aos direitos do usuário;
• Identificar e aplicar princípios e normas de conservação de recursos não renováveis e de preservação do meio ambiente;
• Aplicar princípios ergonômicos na realização do trabalho;
• Interpretar e aplicar normas do exercício profissional e princípios éticos que regem a conduta do profissional de saúde;
• Identificar e avaliar rotinas, protocolos de trabalho, instalações e equipamentos;
• Operar equipamentos próprios do campo de atuação, zelando pela sua manutenção;
• Registrar ocorrências e serviços prestados de acordo com exigências do campo de atuação;
• Prestar informações ao cliente, ao paciente, ao sistema de saúde e outros profissionais sobre os serviços que tenham sido prestados;
• Orientar clientes ou pacientes a assumirem, com autonomia, a própria saúde;
• Coletar e organizar dados relativos ao campo de atuação;
• Utilizar recursos e ferramentas de informática específicos da área;
• Realizar primeiros socorros em situações de emergência.